Espaço Nova Era - Método Bioenergético



Os riscos do sal para a saúde

Essencial para ajudar a conservar e dar sabor aos alimentos, o sal é também o grande vilão de doenças como hipertensão, se tornando uma das preocupações dos médicos, que vem incentivando a diminuição do seu consumo.

Para os que desejam emagrecer o sal também é um problema, pois promove a retenção de líquidos no organismo, dificultando a perda de peso.

No entanto, o sal também possui importância para a nossa saúde, desde que usado corretamente, pois ajuda a regularizar o volume de líquidos, mantendo a pressão osmótica entre os líquidos de dentro e de fora das células. Outra grande característica benéfica do sal é a sua importância na transmissão de impulsos nervosos.

A quantidade necessária de sódio para nosso corpo é de 500mg, sendo que cada grama de sal já traz 400mg desse nutriente. Porém, sal não é sinônimo de sódio, o indicado é consumir entre 4 a 6 gramas de sal por dia, o equivalente a 2,4g de sódio, mas pesquisas apontam que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal todos os dias, basicamente duas vezes mais que o recomendado.

Uma boa dica é salgar os alimentos em seu preparo (cozimento). Evite colocar saleiro na mesa para evitar colocar mais sal do que seria necessário no cozimento. Outra sugestão é utilizar ervas aromáticas, substituindo o sal, para dar sabor aos alimentos.